Ciriguela
Nome Científico: Spondias purpurea L.

Família: Anacardiaceae

Origem e dispersão: a cirigueleira é originária da América Central encontrando-se dispersa no México, Caribe e vários países da América do Sul.

Características: a planta adulta raramente excede a 7,0 metros. O fruto é uma drupa elipsodial de 3 a 5 cm de comprimento, 15 a 20 g, lisa e brilhante, roxo ou vinho, com o epicarpo firme.

Clima e Solo: a cirigueleira é encontrada produzindo em locais de clima tropical e subtropical, em solos bem drenados.

Propagação: a cirigueleira dificilmente se propaga por sementes. É multiplicada por estacas de 30 a 50 cm de comprimento e de 7 a 12 cm de diâmetro.

Utilização: o fruto de 15 a 20 g apresenta um rendimento de 50% de polpa e é utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, licores, vinho, geléia, compotas e refrigerantes.

A ceriguela, pertencente a família Anacardiaceae, gênero Spondias, é também chamada purple mombin, spanish plum, jocote, ciruela mexicana, ciruela huesillo e ciruel. É uma das espécies mais cultivadas do gênero Spondias. Sua região de origem é provavelmente o México e a América Central (Leon & Shaw, 1990).

Planta que raramente ultrapassa 7 m de altura, a cerigueleira possui ramos que se desenvolvem rente ao solo (Martin et al., 1987; Morton, 1987; Campbell, 1988). Suas folhas são compostas, e as inflorescências possuem flores perfeitas que formam frutos isolados ou em cachos. Esses frutos possuem uma película fina, verde, amarela ou vermelha, dependendo do estádio de maturação; polpa de pequena espessura ao redor de um grande caroço (Leon & Shaw, 1990).

Apesar de não ter fixado como uma cultura explorada na forma de pomares comercias no Brasil a ceriguela possui um grande potencial econômico (Pinto, 1997; Sousa, 1998). A fruta possui atrativa coloração e excelente sabor é comercializado na forma in natura, em diversas regiões do Brasil, notadamente no Norte e Nordeste.

CARACTERIZAÇÃO

Na Tabela 2 encontram-se os valores observados na caracterização da ceriguela em 3 estádios de maturação realizados na Embrapa Agroindústria Tropical. Apesar de o caroço ser grande, este é leve, e a ceriguela mostrou um rendimento de polpa elevado. O conteúdo de sólidos solúveis totais (SST) é alto no fruto maduro e a acidez, relativamente baixa. A ceriguela não é considerada um fruto ácido, porém é bastante doce. No final da maturação os açúcares redutores constituem aproximadamente 36% dos açúcares solúveis totais. A ceriguela possui baixo teor de ácido ascórbico que é Maximo no fruto verde.

Apesar de ser muito apreciada para o consumo fresco, a ceriguela também é utilizada para o processamento, mas, nesse caso deve-se utilizá-la quando completamente madura, já que apresenta um alto conteúdo de amido nos estádios iniciais da maturação. Mesmo no fruto maduro o conteúdo de amido é elevado, e em alguns casos pode-se mesmo perceber o sabor amiláceo no ceriguela fresca. O teor de pectina total também é elevado, em comparação com a maioria dos frutos, o que, associado ao elevado teor de amido, pode dificultar a estabilização de suco ou néctar.

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS/UNESP CÂMPUS DE JABOTICABAL
Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp) 
Fonte de pesquisa: Páginas da Internet
 

Voltar ao Menu Principal FRUTAS

 
Previsão do Tempo para cidade de Itajai nesta Semana Previsao do tempo no Estado de Santa Catarina
Site de buscas e pesquisas Acesso ao Yahoo Mail   Escreva pra mim email Hot Mail
Visite o site do Posto Sete RPM IMOBILIÁRIA - Vendas de empresas . Locação Visite o site do Posto Sete